Blog

Páginas de empresas no Facebook: um guia para empresários

terça-feira, fevereiro 01, 2011

A popularidade do Facebook é crescente. Em Portugal esta rede atinge já os três milhões de utilizadores. Apesar de ser um local de socialização e jogos, o Facebook já é um terreno apetecível para os empresários, tendo já ultrapassado o Google em número de tempo que os utilizadores gastam no seu site.

Com mais de 500 milhões de utilizadores activos, o Facebook tornou-se no novo gigante da web. Importante é notar que os utilizadores do Facebook vêm de várias faixas etárias e níveis sociais. Com ferramentas de email integradas e cada vez mais informação disponível na própria plataforma, o Facebook tornou-se no ponto de acesso à internet para milhões de utilizadores.

Vamos esclarecer algumas coisas sobre o Facebook que têm confundido os proprietários de negócios. Começamos pelo mais importante: uma página comercial não deve ser confundida com um perfil pessoal. As próprias regras de utilização, opções e formas de interagir são diferentes.

As páginas de negócios são o mesmo que páginas de fãs?
Se já utiliza o Facebook há algum tempo, deve-se lembrar do termo "páginas de fãs". Era assim que o Facebook chamava às páginas de negócios. Os utilizadores tornavam-se fãs. Agora indicam que "gostam" do negócio. O nome mudou, mas as páginas de negócios são o mesmo que as antigas páginas de fãs.

Qualquer negócio começa no Facebook com a criação de um perfil pessoal. Não é possível criar uma página de negócio directamente. Esta é sempre criada por um indivíduo, que tem o seu perfil pessoal. Para criar esse perfil pessoal deve fornecer os seus dados, como nome e endereço de email. Resista à tentação de fornecer um email geral, ou de colocar alguém da sua empresa a tratar de todo o processo. Esse perfil vai ser responsável pela página da sua empresa e se não tiver acesso à conta, pode perder o controlo da página da sua empresa no Facebook.

Se está a criar um perfil pessoal exclusivamente para colocar a sua empresa no Facebook, então podemos dar algumas dicas. Primeiro, crie um endereço de email específico para ser usado no Facebook. Em segundo, se não vai usar esse perfil como conta pessoal, não perca tempo a colocar muitos dados na conta, como informação de educação ou informação profissional. Essa informação não ficará disponível na página da empresa nem será acessível aos utilizadores que gostem da sua empresa. O perfil que criou servirá apenas para criar e aceder à nova página de negócio da sua empresa.

Quando estiver ligado na sua conta pessoal, pode visitar o centro de criação de páginas de Facebook. Aqui pode começar a criar a nova página da sua empresa.



Comece por escolher o tipo de negócio. Ao clicar, vão-lhe aparecer mais opções para preencher, que variam consoante o tipo de negócio. O nome que escolher será o nome que irá aparecer como título da página da sua empresa. Aproveite para ler os termos de utilização. Recomendamos que tenha atenção redobrada à ortografia, e capitalização das palavras, e que evite o uso de hífens ou outros caracteres especiais.

Depois de introduzir todas as informações pedidas, será levado para a nova página da sua empresa no Facebook. É verdadeiramente simples. Mais tarde poderá personalizar o URL da sua página, mas para isso precisará de um mínimo de 25 pessoas que gostem da sua empresa. Já falaremos nisso.

As actualizações da minha página pessoal aparecem na página da minha empresa?
A resposta rápida é não. Mas para impedir que outros utilizadores vejam as suas informações pessoais, pode alterar as definições de privacidade. Indique para não mostrar a informação pessoal a quem não seja seu "amigo" no Facebook. Desta forma não terão acesso aos dados pessoais que introduziu.

Muitos negócios começaram no Facebook com perfis pessoais. Aliás, muitos ainda continuam com perfis pessoais. As definições de privacidade permitem-lhe bloquear o acesso à sua conta e manter a conta pessoal visível apenas para família e verdadeiros amigos.

Ao alterar as definições de privacidade da sua conta pessoal não está a alterar nada na página da sua empresa, mesmo que seja com essa conta que faça a administração da página. Da mesma forma, se publicar informações e fotografias na sua página pessoal, estas não aparecerão na página da sua empresa.

Porque é necessário ter uma Página de Empresa e não apenas um perfil pessoal?
Existem várias razões, a começar pelo cumprimento dos termos de utilização do Facebook. As empresas não podem ter perfis pessoais e há vários casos de empresas cujos perfis pessoais foram simplesmente eliminados, perdendo toda a informação e contactos entretanto estabelecidos. Mas as páginas de empresas têm outras funcionalidades: criação de notas ao estilo de newsletters para contactar todas as pessoas que gostam da empresa; utilizar a ferramenta de discussão estilo-fórum para criar interacção com os utilizadores; criar eventos e convidar os fãs; e criar páginas de recepção de novos utilizadores ou com informações específicas sobre o negócio, tornando a página da empresa no Facebook quase num mini-site.

Criar um URL personalizado
Se já atingiu os 25 utilizadores, pode escolher ter um URL mais curto e mais fácil de promover. O endereço da página da sua empresa no Facebook passará de algo como http://www.facebook.com/pages/Nome-da-Minha-Empresa/184580344810862?ref=ts para algo como http://www.facebook.com/empresa. Basta visitar a página www.facebook.com/username. Estes URL personalizados podem ser usados tanto para perfis pessoais como para páginas de negócios.



Tenha atenção que o endereço que escolher não poderá ser alterado. Escolha bem e tenha atenção aos erros!

Dicas para manter a sua nova página de empresa no Facebook actualizada
Ninguém gosta de receber spam, mas algumas páginas de empresas no Facebook fazem exactamente isso, publicando tanta informação que os utilizadores começam a achar que estão a receber spam. Recomendamos os nossos clientes que actualizam as páginas das suas empresas a fazê-lo no máximo duas vezes por dia. O Facebook não é como o Twitter e ter 10 actualizações num só dia pode levar os utilizadores a deixarem de gostar da empresa ou a simplesmente esconderem as suas actualizações, deixando de receber novas informações.

Conclusão
Com este texto pretendemos fazer uma pequena introdução às Páginas de Empresas no Facebook. É uma forma de o ajudar a começar a colocar o seu negócio no Facebook. Se a sua empresa ainda não está no Facebook, então esta é a altura de o fazer. A cada dia que passa o Facebook ganha novos utilizadores e atrai cada vez mais negócios com ferramentas pensadas para empresas, como a publicidade pay-per-click.