Blog

Case Study: Tecnison

quinta-feira, janeiro 27, 2011

A Tecnison é a marca de electrodomésticos, comercializada pela empresa JF Joaquim Ferrão, Lda, que opera no mercado português há mais de 25 anos. Colocam ao dispor dos clientes televisores, plasmas, LCDs, máquinas de lavar loiça e roupa, bem como toda uma vasta gama dos pequenos electrodomésticos. Trata-se de produtos de qualidade mas de preço reduzido, direcionado para as classe C1, C2 e D (classes média, média-baixa e baixa).

Com sede em Lisboa, comercializam os seus produtos para lojas e prestaneiros de norte a sul do país. O volume de vendas anual da empresa era satisfatório, mas o surgimento de um maior número de hipermercados e uma pressão constante por parte da concorrência, levou a direcção da Tecnison a contactar a INTG.
Logotipo da Tecnison
Após análise das necessidades de curto prazo ao nível da comunicação, a INTG começou por estabilizar a utilização do logotipo Tecnison, criando normas de utilização (cores, tamanhos, etc.). Apesar da marca se ter mantido constante ao longo dos anos, a utilização do logo não foi feita nas melhores condições, verificando-se até alterações no tipo de letra utilizado. A criação das normas de utilização vieram corrigir esta falha, estabelecendo a base necessária para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz.

Criadas as bases em termos de logotipo, a equipa da INTG utilizou o seu know-how e competênciais de marketing que para repensar soluções de comunicação, por forma a reposicionar a empresa face à concorrencia e aumentar a sua notoriedade.



A Tecnison, tinha para oferecer aos clientes uma elevada variedade de produtos, mas não tinha como os mostrar. Os vendedores da empresa estavam desmotivados, pois sentiam que as vendas poderiam ser superiores se tivessem ao seu dispor as ferramentas necessárias. A elaboração de um catálogo de produtos, em 2005 marcou o início de uma nova fase para a Tecnison em termos de comunicação.

O catálogo foi um sucesso, com a Tecnison a ver as suas vendas aumentarem significativamente. Os bons resultados transmitiram segurança no trabalho desenvolvido pela INTG, com a direcção da Tecnison a decidir apostar em novas peças de comunicação.



Conscientes de que, no mercado actual, os pormenores marcam a diferença, os designers da INTG desenvolveram para a Tecnison diversas peças de comunicação, sobretudo ao nível da apresentação dos produtos no ponto de venda. Sobre a forma de autocolantes removíveis, que não danificam as superfícies onde são colocados, as diversas peças servem para diferenciar e destacar os produtos da Tecnison no ponto de venda, ao mesmo tempo que informam os consumidores sobre as características técnicas, nomeadamente sobre o consumo energético, cada vez mais uma preocupação dos consumidores.

Chrysler PT Cruiser Clínicas Em Forma

Para além de todo este trabalho, a INTG também desenvolveu um anúncio de imprensa e um folheto especifico para a oferta de Ar Condicionado, uma nova gama de produtos em que a Tecnison decidiu apostar. O folheto e elementos de decoração foram a aposta para dar a conhecer os novos produtos ao público.

Chrysler PT Cruiser Clínicas Em Forma

Em 2007 a INTG renovou o catálogo de produtos da Tecnison, com um design mais moderno, tendo sido incluídos os novos produtos que fazem agora parte da oferta da empresa. O catálogo tornou-se uma ferramenta de trabalho indispensável para o bom funcionamento da empresa e uma peça central no crescimento que a Tecnison tem conhecido nos últimos anos.

Mais recentemente o catálogo evoluíu para a sua versão online, com o desenho e desenvolvimento do website da Tecnisong. Visível em www.tecnison.pt, o website dá a conhecer a empresa e a sua linha de produtos.