Blog

Como fazer um site?

sexta-feira, junho 08, 2007

Ora aqui está uma pergunta para a qual muito boa gente já deve ter procurado resposta. Como se pode fazer um site? O que é preciso para criar um site? As respostas variam e há versões para todos os gostos. Desde o "conheço quem faça umas coisas giras" até à recomendação de programas de edição HTML. Para nós, na INTG, para fazer um site é preciso, sobretudo, gostar e compreender a web.
Um site de uma empresa não é uma brincadeira. No fundo, é a imagem da empresa que está em causa. Um site desleixado, desorganizado e pouco funcional transmite essa mesma imagem da empresa. Mas quando bem projectado, um site tem a capacidade de potenciar o negócio, ajudando as empresas a encontrarem novos clientes e oportunidades.
Mais que o design, os nossos profissionais preocupam-se com a utilização real que o site irá ter. Gostamos de dizer que não fazemos sites para os nossos clientes, mas para os clientes dos nossos clientes. São essas pessoas que vão decidir o sucesso ou insucesso do site e nunca as podemos ignorar.
Depois da funcionalidade e facilidade de utilização, o aspecto gráfico também é um ponto essencial. Mais que apenas o "boneco", é preciso garantir a optimização dos gráficos para o ambiente web, bem como a utilização de web standards, por forma a que o máximo de utilizadores tenham acesso ao site.
Mas o site vive para além da sua criação. É preciso gerir a informação que é disponibilizada e, especialmente, é preciso optimizar os seus conteúdos para os motores de busca. Hoje, os motores de busca podem representar mais de metade das visitas a um site, pelo que a presença eficaz no Google e no SAPO pode significar o sucesso de um site. Não basta garantir que um site está no primeiro lugar do Google. É preciso trabalhar para que, nas pesquisas que realmente interessam, o nosso site encontra-se entre os primeiros resultados. É aqui que entram os especialistas de search engine optimization e publicidade pay-per-click da INTG.
Na INTG, a conjugação de webdesigners, designers, ilustradores e especialistas em internet, permite-nos oferecer aos nossos clientes os projectos de webdesign que temos vindo a realizar e outros que estarão online muito em breve.
Se dedica a sua atenção aos seus produtos, à forma como comunica os seus serviços, ou mesmo ao seu espaço comercial, porque não dedica a mesma atenção ao seu site? Quando bem planeado e construído, um site pode trazer novos clientes, ajudando a sua empresa a crescer, rentabilizando o seu investimento. Contacte-nos e saiba como podemos melhorar a sua presença online.