Blog

Backups

segunda-feira, abril 30, 2007

Não, não tivémos um problema com computadores ou discos. Apenas queremos partilhar a nossa preocupação com as cópias de segurança do nosso trabalho. Aqui na INTG temos um disco de rede que nos permite ter todos os projectos acessíveis a qualquer um, sem precisarmos de invador os computadores uns dos outros ou de andar a mudar ficheiros de um lado para o outro.
Mas... e se, por algum acaso, esse disco de rede fizer puff!? Pode simplesmente avariar-se. O que acontece à informação? A todo o nosso trabalho? É aqui que entra o primeiro nível de backup. Todas as noites os conteúdos do disco de rede são copiados para outro disco de rede. Se o principal falhar, o segundo toma o seu lugar e tudo fica a funcionar normalmente.
OK, um problema está resolvido. Mas... e se houver uma catástrofe ou os discos "desaparecerem" misteriosamente? Aqui entra o segundo nível de backup. Todas as semanas é feito um backup que fica guardado fora das nossas instalações, num local seguro. Se algo grave acontecer aos discos de rede, temos um segundo backup para recuperar a informação. Precisamos de mais que alguns minutos, mas a coisa ficaria a funcionar.
Se está neste momento a pensar que não tem nenhuma cópia da informação que está no seu computador, é capaz de ser uma boa altura para arrancar com o seu sistema de backups. Porque estes só lhe vão fazer falta quando já não houver dados para salvaguardar.